10 MAIORES ERROS DE ESCRITORES INICIANTES

maio 05, 2017

Hoje em dia qualquer um pode ser um escritor e escrever qualquer coisa que quiser, existem milhares de meio para divulgar seus trabalhos e isso fez com que aumentasse o número de escritores iniciantes por todo o mundo.
Grande parte dos iniciantes tendem a escrever e publicar seus trabalhos em blog, páginas do facebook, plataformas de leitura e em qualquer meio que eles achem propicio. 

Devemos lembrar que todos os iniciantes comentem erros, e alguns desses erros podem por fim a sua carreira de escritor sem ao menos começa-la. Confuso, não?
 Resolvemos então fazer uma lista com os 10 maiores erros de escritores iniciantes, com base nas pesquisas feitas em grupos de escritores, páginas e até mesmo em plataformas de publicação. Levando em consideração que lá continham todos os tipos de escritores, desde os iniciantes até os veteranos.


1. ESCREVER SEM LER

 

Apesar de ser o primeiro de nossa lista, ele levou a uma grande discussão se realmente é um grande erro assim.
Temos que ter em mente que ler muito não te fará um bom escritor, há centenas de pessoas que leram mais de 300 livros mas nem se quer consegue escrever um parágrafo para um, outras no entanto leem pouco e demoram dias para ler um livro de 100 páginas e escrevem intermináveis livros com histórias surpreendentes. Podemos afirmar que quanto mais a pessoa ler, mais ela vai ganhar e que quanto menos ela ler, menos fontes ela terá para usar.
Não deve-se apenas ler os livros e sim buscar um meio de retirar todo o conhecimento que uma leitura nos propõe, desde no acerto como nas falhas. 
Ler simplesmente ajuda ampliar o vocabulário e ter a compreensão de contextos, por isso temos o fato de "escrever sem ler" como um erro cometido por escritores iniciantes.


2. ACREDITAR QUE PRECISAM ESCREVER SOBRE TEMAS QUE ESTÃO NA MODA



Estamos definitivamente em tempos maravilhosos para fanfiction, de acordo com nossos escritores isso pode ser um grande erro para quem quer realmente seguir sua carreira de escritor. Temos Anna Todd para provar que isso não é um erro. OK, temos Anna Todd, mas continua sendo um erro. Não pela fanfiction em si e sim pela necessidade de escrever o que está na moda, sem ao menos saber o que está fazendo com o livro. Colocando drama em cima de drama e coisas sem nexos que lemos diariamente nas plataformas online de leitura. 
Eu sei que vocês sabem do que estamos falando.
Não escreva o que esta fazendo sucesso, escreva algo que faça com que as pessoas queiram ler o que você escreveu.

3. ACHAR QUE VIROU CELEBRIDADE DEPOIS QUE PUBLICOU O PRIMEIRO LIVRO





Calma, é sempre bom manter os pés no chão. Claro que você pode se sentir feliz por ter publicado o seu primeiro livro, isso é um grande passo para um escritor. Mas como eu disse é um grande PASSO e não o momento em que você pode fazer poses para a foto porque já conseguiu tudo o que podia. 
Vale lembrar que a sua carreira não depende apenas de um livro, você tem que mostrar do que é capaz para  e não ficar se achando a celebridade porque publicou um livro. 


4. LEVAR CRITICA COMO OFENSA PESSOAL


Aprenda a diferença entre critica construtiva e critica ofensiva. As vezes as pessoas só estão tentando te ajudar e você acaba armando circo onde não tem, aprenda ouvir o que as pessoas tem a dizer sobre seus livros e agradece-las por estar sendo sincero, te poupando de passar vergonha. Não adianta querer barraco, quem sai perdendo é você.

5. QUERER DESESPERADAMENTE PUBLICAR O PRIMEIRO LIVRO

 


Não adianta achar que porque terminou seu livro você tem que joga-lo nas livrarias imediatamente para as pessoas lerem. Publicar um livro vai muito além de apenas escreve-lo e manda-lo para a primeira editora que conseguir, há vários passos e se você se desesperar e pular eles você com certeza vai quebrar a cara, além de acabar com todas as chances de ser escritor.
Há muitas editoras picaretas, obras mal escritas, escritores falidos, livros guardados no quartinho de casa ou jogados em uma sala de editora.
Isso acontece porque os escritores iniciantes acham que publicar um livro é mais fácil que escreve-lo, ai está o seu maior erro. Não adianta você querer jogar o seu livro de qualquer jeito, pode haver uma editora picareta que irá  somente publica-lo para conseguir arrancar todo seu dinheiro e fazer seu livro virar um fracasso, enquanto você e seu desespero está achando que vai virar celebre.
PESQUISE, PESQUISE, PESQUISE.
Faça as coisas direito, mesmo que isso possa levar anos. É melhor esperar e ter um bom resultado do que jogar todo o seu trabalho ao fracasso.


6. SER ARROGANTE

 



Não é porque você tem bastante leitores, tem pessoas que acompanham seu trabalho de todo lugar e tem milhares de seguidores em suas redes que você é melhor do que ninguém. FICA ESPERTO!
A arrogância é definitivamente um grande problema para quem acha que está divando. Por mais que você esteja no topo, lembre-se que você começou por baixo e que quem está embaixo pode te passar.


7. ACREDITAR QUE O TEXTO ESTÁ RUIM SÓ PORQUE FOI IGNORADO NAS PLATAFORMAS ONLINE DE LEITURA

 
 

 Não, seu texto não é ruim porque só tem dez visualizações na plataforma de leitura, e muito menos seu texto é pior do que o do colega que está no top 10. Muitas vezes essas plataformas chegam a ser injustas com as verdadeiras obras que existem perdidas em meio a um monte de histórias fúteis e com escritas péssimas. Não se deixe abalar por não ter seguidores suficiente, continue escrevendo e veja que essas dez um dia se tornaram cem e assim sucessivamente. Um dia seu trabalho será valorizado.

8. ESCREVER SOBRE TEMAS/LUGARES SEM PESQUISAR

 

 

 A maioria dos escritores iniciantes preferem escrever livros que se passam em outros países, para eles é mais empolgante e as coisas são bem mais legais. Mas o que era para ser legal acaba sendo um grande erro e acaba passando vergonha. Claro que nos livros de ficção você pode escrever o que quiser, mas vamos combinar que a Muralha da China em Londres já é de mais, não é mesmo?
Além de lugares as pessoas acabam escrevendo sobre doenças e temas que nem se quer sabem o que é, e acaba passando a ideia errada sobre a coisa toda. 
Não custa nada dar uma pesquisada , a menos que você tenha a intenção de deixar o livro bem surreal. 


9. PUBLICAR POR UMA EDITORA E ACHAR QUE NÃO PRECISA DIVULGAR O PRÓPRIO TRABALHO

 



Não adianta nada você se matar para escrever um bom livro e depois que publica-lo ficar de pernas para o alto só esperando que os leitores venham até você, a editora tem o trabalho de divulgar o seu trabalho, mas ninguém tem o trabalho disso mais do que você mesmo. Se você quer que as pessoas conheçam, você tem que ir atrás e não soltar na mão de uma editora que talvez nem esteja propicia a divulgar tanto assim por você.
Acredite, esse erro pode fazer os escritores iniciantes acumular livros não vendidos em seu quartinho da realidade.
 


10. ACHAR QUE PODE ESCREVER DE QUALQUER JEITO PORQUE NÃO É UM REVISOR


Isso é ridículo, e é o que mais se vemos hoje em dia nas plataformas online. Livros sendo escritos de qualquer forma e jogado para as pessoas lerem com a desculpa de que não é um revisor. Não é um revisor, OK, mas ao menos você tem que saber a diferença entre mais e mas. OK?
Estudem o mínimo, pesquisem sobre coerência, procure aprender a forma que fica melhor e verá que escrever é bem mais do que colocar as ideias no "papel".


Estes são os 10 maiores erros de escritores iniciantes, você concorda? Conte para a gente!

Nenhum comentário:

Deh Pime. Tecnologia do Blogger.