10 DICAS PARA ESCREVER UM BOM LIVRO

maio 05, 2017



Escrever um bom livro não é uma tarefa fácil, tampouco uma tarefa impossível. Exige dedicação e paciência ( nem sempre sai como queremos).
        Pra escrever um livro é simples: pegue um caderno (ou notebook, celular, computador) e escreva qualquer coisa, como achar melhor.
        Pronto! Escreveu seu livro.
        Mas se quer escrever um bom livro, aqui vai algumas dicas, que vão te ajudar muito.
        As dicas são para quem nunca escreveu um livro e pretende escrever, e também para aqueles que escrevem e estão em busca de novos conhecimentos!

        1. SE INSPIRE EM TUDO

      
          O livro é basicamente escrito com ideias, afinal, é a base de tudo. Mas como ter ideias? Ou mais ideias do que tem?
 Ao mesmo tempo que é simples, é complicado. Então a primeira dica é: Se inspire em tudo. Desde o jeito como uma amiga fala, até o jeito como ela anda. Desde a ida ao shopping, a ida para uma viagem. Comece a tirar inspirações de tudo que você faz e acontece ao seu redor.

       2. ANOTE TUDO


         O que adianta ter todas as ideias prontinhas na cabeça e não anotar? Infelizmente as vezes esquecemos de coisas importantes, e isso pode acabar com o seu livro todo, antes de começar. Então a segunda dica é: Anote tudo. Tudo que você pensar no seu livro, anote. Desde um sobrenome de um personagem, até um texto que você julga inútil. Por que se você não anotar, por exemplo um texto que ache que fica bom no inicio do livro,  você pode esquece-lo todo ou até mesmo boa parte, e quando for escreve-lo, não o terá, e tentara refazer, e não vai conseguir e acabara não gostando do que escreveu, e poderá nem conseguir continuar o livro.

       3. FAÇA UMA LINHA DO TEMPO


          Uma das coisas mais difíceis é juntar as ideias e as colocar no lugar certo. Então a terceira dica: Faça uma linha do tempo. O que seria isso? Bom, todos já vimos uma linha do tempo em algum lugar ( principalmente em livros de História do colégio). Faça a linha e coloque conforme os acontecimentos, datas, ou o que preferir. Assim você não vai se perder.
Você pode ir colocando mais acontecimentos entre uns ou outros antes que aconteça o "acontecimento final". Não é por que fez a linha do tempo que a deve a seguir rigorosamente, afinal, ideias surgem todo tempo.

        4. NÃO ATROPELE A HISTÓRIA E NÃO A OBRIGUE CONTINUAR


          Um livro bom, é uma história bem contada. Então por mais que queira que os acontecimentos importantes cheguem logo, você tem que estar ciente de que não esta deixando "furos" ou passando tudo rápido de mais. Livros com histórias atropeladas, perdem a essência toda. Então não se preocupe se o MOMENTO SUPER FODÁSTICO não chega logo, por que uma hora ele vai chegar, e se atrás dele estiver uma boa "introdução", ele vai ser dez vezes melhor.
          E também, nunca obrigue uma história a continuar. Muitas vezes queremos deixar a história maior e acabamos obrigando ela a algo que não tem como mais. Colocando frescurinhas, inventando dramas. Pense em como a história começa e em como ela termina, e o resto você vai acrescentando, mas quando chegar no "onde ela termina", termine.

          5. NÃO FAÇA EM TRÊS LIVROS O QUE VOCÊ PODE FAZER EM UM


           Quem nunca ouviu falar no nome Trilogia, não é mesmo? Livros fodásticos de trilogias estão dominando o mundo, mas não se deixe levar só porque o nome trilogia é bonitinho. Muitas vezes você pode estragar um livro por isso. Muitos escritores fazem livros de 100 paginas, e fazem três, quatro, cinco, seis continuações. Algo totalmente desnecessário, não por conta do tamanho do livro, mas muitas vezes pela história em si.
            Tem conteúdo pra uma trilogia? Ótimo!
            Não tem? Então não obrigue a ter.

          6. NÃO USE ABREVIAÇÕES


           Todos nós costumamos usar abreviações em uma conversa no bate-papo com um amigo, colega, com a família. O que tenho a dizer é um livro não é uma conversa de bate-papo. Se você quer começar um livro, o mínimo que você tem que saber é isso.

         7. LEIAM E OBSERVEM A ESCRITA DE OUTROS ESCRITORES

         
           Em qualquer livro que você pegar, e ler. Você verá como o livro foi escrito, onde a escritora colocou o travessão, onde não usou, onde colocou ponto, onde não colocou ponto, como foi escrita a fala. Isso vai te ajudar muito a ter uma base de como é um livro que dá pra ler. Nos livros que li, as falas foram escritas assim:
            "  ― Estou cansada, só isso ― sussurrou. " -> Veja que aqui não foi usado o (.) ao final da fala, e após o travessão a letra começou minúscula. Isso porque a atribuição do diálogo é direta (falou,gritou,sussurrou..)
            " ― Não posso acreditar nessas suas desculpas novamente. ― Socou a mesa." -> Veja que aqui foi usado o (.) ao final da fala, e após o travessão a letra começou maiúscula. Isso porque foi uma atribuição secundária.
             Isso são pequenas coisas, mas que podem transformar sua escrita em uma grande escrita. Então sempre leia e pesquise sobre as formas, o que é mais correto e etc...

        8. DETALHE MAIS A HISTÓRIA


            Umas das dicas mais importantes da "escrita" é essa, detalhar mais a cena, as falas. Os detalhes dão vida a que está escrito e permitem que o leitor imagine a cena, sem que ele precise de esforço algum. Um livro bem detalhado faz com que as pessoas sintam o que o personagem sente. Exemplo:
             " ― Sabe qual é a verdade? ― perguntou. ― Eu tenho nojo de você ― gritou chorando. "
             " ― Sabe qual é a verdade? ― perguntou enquanto me fitava com seus olhos, eu podia sentir a decepção e a raiva vindo dela. ― Eu tenho nojo de você ― gritou, as lágrimas caiam de seus olhos como cachoeiras. As palavras delas doeram, e não por ter soado alto o suficiente para qualquer um daquele prédio ouvir, mas por saber que aquelas palavras eram verdadeiras.
               Viram a diferença?

          9. RELEIA O QUE ESCREVEU

 
           Por mais que você tenha certeza que não errou nada, é sempre bom reler o que escreveu, assim além de você poder tirar uns vícios de linguagem, você pode complementar pequenas partes que faltam "detalhes", arrumar pequenos erros, e ter uma leitura critica de sua própria obra. Essa dica é muito importante, ainda mais pra quem usa redes sociais para a publicações de seus livros.

        10.  AS COISAS PRECISAM DE TEMPO

          Não se apavore quando as coisas parecerem que estão indo mal, é normal, muita vez falta aquela inspiração ou aquela falta de confiança que faz com que tudo que escrevemos pareça uma droga. São momentos que escritores passam, apenas dê um tempo para a sua mente quando isso acontecer. Afaste-se um pouco do livro, se concentre em outra coisa e depois volte. Não precisa ter pressa, um dia o outro você irá termina-lo.

    
Essas foram as nossas 10 dicas para escrever um bom livro, achou útil? Conte para a gente.

4 comentários:

  1. MUITO BOM,PRINCIPALMENTE A ULTIMA DICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Espero que elas possam te ajudar nessa longa jornada para se tornar um autor. 😍

      Excluir
  2. Adorei as dicas, todas muito úteis e sensatas. Escrever um livro é umas das coisas que mais quero fazer!

    aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz. Espero um dia ler um livro seu!

      Adorei seu blog. Já o segui para receber atualizações das postagens. Assim que puder vou dar olhada nas novidades.

      Excluir

Deh Pime. Tecnologia do Blogger.