Redação: Regras x Liberdade de Pensamento

maio 20, 2017

  


  Hoje em dia são raros os vestibulares que não exigem uma redação, que geralmente corresponde à parte significativa da nota final. As redações contam com uma tipologia textual que deve ser seguida a risca para que se possa receber a pontuação total, como se fosse uma receita de bolo, sendo o texto dissertativo argumentativo o tipo de texto mais comum entre eles. Mas o que acontece é que nem sempre os textos realizados pelos alunos são produto da reflexão autônoma desses.

  Muitas vezes os critérios de correção dos professores são mais voltados à aplicação da gramática normativa, estética e a seguir a tipologia do texto do que o próprio conteúdo. Em sala de aula se faz mais benéfico a aprendizagem das regras do texto dissertativo, de um punhado de conjunções complexas que nunca usaríamos na vida real, de frases decoradas e seus respectivos autores -que renderiam pontos na categoria de "conhecimento de mundo"- ou até mesmo a reprodução um texto inteiro escrito várias e várias vezes no qual apenas se preenche as lacunas de acordo com o tema. Tudo isso porque nós ainda encaramos todo o conhecimento adquirido no ensino médio e fundamental apenas como uma ferramenta para passar para uma faculdade e então conseguir um emprego para nos tornarmos "alguém na vida".
  A sociedade capitalista em que vivemos vê o conhecimento como uma ferramenta para a ascensão social e não como método de engrandecimento do indivíduo. É esse pensamento que encorporado á nossa educação que faz com que ela seja ineficaz, já que formam pessoas que não pensam por si só, que não refletem sobre o que aprendem na escola e não conseguem trazer esse aprendizado para a sua vida, pessoas que não questionam, que não criam, nem mesmo se interessam. Nós formamos pessoas que gravam e obedecem. Isso, na prática, não nos permite evoluir.


  Portanto, as nossas ideias deveriam ser mais importantes do que a forma como escolhemos transmiti-las. Afinal, o que torna um texto dissertativo mais importante do que uma poesia? Que falta faz um acento em um texto que te abriu novos horizontes? Devemos rever nossos conceitos sobre o que é ser uma pessoa culta, pois os grandes filósofos não são reconhecidos até hoje apenas por citar coisas que já foram ditas por outras pessoas. A melhor fonte e a mais confiável para se fundamentar um texto é o seu próprio conhecimento e quanto mais se lê mais se cria um senso crítico que possibilita a reflexão sobre o tema e a criação de uma tese coerente. O problema é que não fomos preparados para isso desde cedo, e quando entramos para faculdade percebemos um enorme contraste com o que era proposto nas escolas. Torna-se um fardo da faculdade ensinar pessoas que deveriam já ter desenvolvido uma base que envolve vontade pessoal, tomada de posições e isso não pode se limitar  unicamente às coisas acadêmicas, ele tem que fazer parte da vida das pessoas envolvidas.
  Para tanto, se faz necessário soltar as amarras que limitam o processo de produção escrita na escola e transformar a aula de redação em um espaço de interlocução entre os sujeitos, de interação entre professores, alunos e o contexto do qual fazem parte.

Para ouvir: Pink Floyd - Another Brick In The Wall

2 comentários:

  1. Verdade seja dita,acho que nem avaliam conteudo,acredito que mau leem ficam presos mesmo em correcao ortografica e tal ... perde se conteudo e cabecas maravilhosas por um metodo robotizado ue nao se muda nunca.

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  2. realente você disse tudo nesse texto principalmente a parte desse sistema capitalista achar que a educação ser uma ferramenta para a ascensão social e não como método de engrandecimento do indivíduo, na verdade nem é isso que eles querem a população porque conhecimento é poder e nós sabemos que não é isso que eles querem para o povo. Sua matéria está maravilhosa, amei seu blog, vou sempre estar passando por aqui.

    -Beijoss

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