Rubem Fonseca completa 92 anos HOJE!

maio 11, 2017

Um dia ele me disse que era uma pena que os homens tivessem que ser julgados como cavalos de corrida, pelo seu retrospecto. (Rubem Fonseca)


Há 92 anos atrás, nesse mesmo dia (11 de Maio), nascia um garoto em Juiz de Fora, Minas Gerais. José Rubem Fonseca, o garoto que quando cresceu se tornou contista,romancista, ensaísta e roteirista brasileiro.
Mas sua vida iniciou-se na policia, antes de finalmente ter seu nome no mundo literário.



O autor iniciou sua trajetória literária escrevendo contos, reunidos depois no livro Os Prisioneiros, lançado em 1963. A partir daí seu impulso criador não mais cessou. Ele publicou A Coleira do Cão, de 1965; Lúcia McCartney, de 1967; O Caso Morel, em 1973; Feliz Ano Novo – livro de 1975, censurado durante a Ditadura Militar; O Cobrador, de 1979; A Grande Arte – romance de 1983, adaptado para o cinema pelo próprio autor, dirigido por Walter Salles Jr.; Buffo & Spallanzani, de 1986; Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, em 1988; Agosto, de 1990 – convertido para as telas televisivas com grande sucesso; O Selvagem da Ópera, de 1994; O Buraco na Parede, de 1995; Diário de um Fescenino, em 2003; O Romance Morreu, de 2007, entre outros. ( Ana Lucia Santana)

O Romancista, apesar de criticas ao seus trabalhos, muitas vezes denominado violento, erótico e, sobretudo solitário. Não desistiu, e mesmo com idade avançada, continua a escrever. O que nos mostra um enorme prazer pela literatura. Seu último trabalho publicado (por enquanto), foi Calibre 22 pela editora Nova Fronteira, no dia 15 de março de 2017. 
Muitas criticas foram jogadas em sites em cima de seu novo livro, muitos lembrando a censura do livro de contos Feliz Ano Novo em 1975.

Calibre 22 ― Rubem Fonseca

Apesar, Fonseca é consagrado como um dos mais originais prosadores brasileiros contemporâneos e há muitos fãs espalhados por ai. Além de ter recebido diversos prêmios, entre eles o Prêmio Machado de Assis em 2015, oferecido pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

Nós do Literog não poderíamos deixar de parabeniza-lo pelo seus incríveis 92 anos de muito sucesso e determinação, e não poderíamos também deixar de relembrar alguém que a muito tempo vem criando a nossa amada literatura. 

Obrigada, Rubem Fonseca, e um enorme parabéns pelo seu aniversário e pelo romancista incrível que você foi e continua sendo.

 



Nenhum comentário:

Deh Pime. Tecnologia do Blogger.